Sexo durante a menstruação: sim, não ou “sopas”? As opiniões sobre fazer sexo durante a menstruação são muito variáveis: há quem goste e há quem não goste, como em quase tudo – o fundamental é percebermos o porquê em cada um dos casos e esclarecer eventuais mitos associados.
Há de facto um estigma associado à realização de práticas sexuais durante a menstruação, sobretudo pelo facto de se tratar de uma perda de sangue – tem um cheiro característico, pode sujar os lençóis ou as diversas superfícies de contacto, está habitualmente associado a situações de doença ou de acidentes… E a verdade é que nunca vemos isto a acontecer nos filmes! O sangramento ainda é visto como algo “sujo”. A comunicação social e os media em geral tendem a romantizar as práticas sexuais, recriando-as num ambiente “quase perfeito”, que passamos a querer que seja a nossa própria realidade. Acontece que, a menstruação é fisiológica e acontece cerca de uma vez por mês a todas as pessoas com útero em idade fértil – desde a menarca (altura da primeira menstruação) até à menopausa, durando cerca de 5 a 7 dias, com fluxo mais ou menos abundante dependendo da pessoa. Portanto, parece uma escolha acertada incluir essa constante que é a menstruação na equação da nossa vida íntima, fazendo claro os ajustes necessários para que tudo continue a funcionar para ambos os elementos envolvidos nas práticas sexuais. De qualquer das formas, se isso não fizer sentido para todos nós, não há problema: acima de tudo devemos respeitar as convicções e vontades de cada um, porque o que é bom para um não tem que ser bom para todos, e haja sempre respeito por esta diversidade tão boa! Se pudermos de alguma forma tentar desmistificar alguns mitos e crenças associados e ajudar a que todos tenhamos uma vida íntima e sexual mais saudável e informada, assim o faremos!
Alguns dos diversos motivos para realizar práticas sexuais durante a menstruação são então:
- Durante a menstruação há um aumento da líbido (desejo sexual), permitindo alcançar a excitação com o aumento da sensibilidade na região da vagina e da vulva, podendo consequentemente levar a que o orgasmo seja mais intenso.
- Além disso, as dores menstruais e as cefaleias (comum dor de cabeça) podem ser aliviadas pelas reações que ocorrem no corpo após o orgasmo; a menstruação pode funcionar como um lubrificante natural, proporcionando um maior conforto na penetração;
- No momento do orgasmo, o útero contrai e pode ajudar na melhoria do fluxo menstrual, auxiliando este processo;
- Aumenta a intimidade das pessoas envolvidas nas práticas sexuais – reforça a necessidade de comunicação e partilha.
- E poderíamos continuar!...
Apesar dos inúmeros benefícios, há alguns fatores a ter em conta que podem de facto preocupar os envolvidos de forma a que tudo corra pelo melhor durante as práticas sexuais, nomeadamente: deve ser garantida a privacidade do local para evitar constrangimentos, escolher um local que possa ser facilmente limpo posteriormente, uma vez que o fluxo menstrual pode sujar as superfícies com as quais contacta (não podemos esquecer que no fim de contas é sangue). Pensando nisto, sugerimos como um bom local de eleição para as práticas sexuais durante a menstruação o chuveiro, recorrendo a posições que sejam confortáveis para ambos. Outra dica, por exemplo, o uso de uma toalha, preferencialmente de cor escura (caso fique manchada, a água oxigenada 10 volumes é um ótimo aliado).
Existe ainda a possibilidade de usar um disco menstrual que, devido ao seu formato ergonómico e à elasticidade da vagina, pode ficar colocado de forma a permitir a penetração sem que o sangue saia e sem magoar nenhum dos intervenientes.
O fundamental é investir numa boa comunicação sexual - nada melhor que conversar com o/a/os/as parceiros antes das práticas sexuais e perceber se se sentem à vontade. Muitas das vezes desvalorizamos o conceito de “vergonha menstrual” que leva a que as mulheres não se sintam bem com o corpo e, eventualmente, vivam de forma limitada na obtenção de prazer, mas ela existe e deve ser desmistificada. Para terminar, é importante não esquecermos que as Infeções sexualmente transmissíveis (IST’s) podem ser transmitidas mesmo durante o período menstrual e que da mesma forma existe risco de uma gravidez, por isso o uso de preservativo é sem dúvida recomendado. E, assim sendo, a resposta é “sopas” – vai depender de ti, dos dias, das horas, das condições, do mood… Acima de tudo, ter em mente que o sexo pode ser muito versátil e facilmente adaptável a qualquer que seja a fase do ciclo menstrual!
Dra. Beatriz Frias Lopes